Fanorona - Madagascar
MAT B46 - Funções Holomorfas
Senet - Egito
Origem do Senet
O Senet teve sua origem no Egito, país localizado no norte da África, cuja capital é a cidade do Cairo.
O Egito é considerado o berço da civilização Egípcia, localizado em uma região conhecida como Crescente Fértil, formada por diversos povos, teve seu crescimento fortemente ligado aos recursos hídricos do Rio Nilo, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da cultura ocidental. É uma nação transcontinental, pois a península do Sinai, na Ásia, é uma pequena porção do país. O idioma oficial do Egito é o árabe.
Curiosidades do Senet
-
O tabuleiro do Senet é o mais antigo de que se tem conhecimento, aparecendo documentado em um hieróglifo datado entre os anos 3500 a. C. e 3100 a. C, extremamente popular, praticado por todas as camadas da sociedade, inclusive por faraós.
-
A palavra Senet significa “jogo de passagem", o que indica a crença popular de que este era um jogo que conduziria a pessoa até a vida após a morte.
-
Os egípcios acreditavam que além dos seres humanos vivos, os mortos e os deuses praticavam Senet, isto porque o jogo, que surgiu como passatempo, posteriormente ganhou um significado religioso. Mas o jogo continuou a ser praticado como passatempo, até porque, para vencer o jogo no além-túmulo era necessário praticá-lo em vida.
-
As peças chamadas ab, que significa "dançarinos", pois dançavam ao longo do tabuleiro que representa a vida.
-
Curiosamente, nunca foram encontradas regras do jogo. Acredita-se que por ter sido tão popular, o Senet foi ensinado de um jogador para outro. Com base em pinturas do jogo em túmulos, nas referências feitas a ele na escrita egípcia e olhando para os seus descendentes modernos (como o gamão), historiadores criaram o que se acredita ser a mais próxima reconstrução das regras do Senet.