Fanorona - Madagascar
MAT B46 - Funções Holomorfas
Yoté - Senegal
Origem do Yoté
Yoté é um jogo originário das tribos de pastores nômades de Mali, Senegal e Burkina Faso, não há registros de sua data de surgimento. Atualmente, é muito popular em toda a região oeste da África, particularmente no Senegal.
Senegal país da África Ocidental, está em uma região habitada desde a pré-história, sua capital é a cidade de Dakar. O país é conhecido por sua tradição griô de contar histórias. Há uma variedade de grupos étnicos: fulani, jola, mandingo e wolof, e diversas línguas étnicas, tais como o fulani, o serer e o wolof, no entanto a língua oficial é o francês.
Curiosidades do Yoté
-
O Yoté é um jogo caracterizado como sendo de estratégia e captura.
-
No Senegal, tornou-se um verbo, yotar, que significa pegar.
-
Devido ao seu ritmo acelerado e reviravoltas surpreendentes o Yoté é um jogo popular de apostas.
-
O Yoté está vinculado à noção de tradição africana, pois seus recursos táticos são passados de uma geração a outra, numa espécie de segredo de família, as crianças são iniciadas ao conhecimento do jogo quando se mostram aptas ao raciocínio estratégico.
-
Em sociedades tradicionais, o Yoté é reservado apenas aos adultos.
-
O tabuleiro do Yoté é semelhante ao do xadrez e seu sistema de capturas é semelhante ao jogo de damas.
-
O jogo Choko, da Gâmbia, é uma versão do Yoté em um tabuleiro 5x5.
-
O Yoté foi classificado pelo Comitê Internacional da UNICEF entre “os melhores jogos da infância”, pois desenvolve a sagacidade e o sentido de observação.
-
Por sua estrutura e regras totalmente baseadas em estratégia, o Yoté incentiva o raciocínio, desde o posicionamento da primeira peça até a percepção de quem ganhou ou perdeu a partida.
Materiais:
-
Roteiro de aula Yoté (em breve)
-
Regras do Yoté